Terapia Integrativa
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define as terapias integrativas como um “conjunto amplo de práticas de atenção de saúde que fazem parte da própria tradição do país de origem, além de estarem integradas ao sistema sanitário local”.
Conhecidas no Brasil como PICs (Práticas Integrativas e Complementares) pelo Sistema Único de Saúde (SUS), as terapias integrativas são técnicas e métodos que têm como objetivo a promoção de saúde e bem estar do indivíduo de maneira orgânica e sistêmica.
Diferente da medicina tradicional, que se tornou dependente de soluções tecnológicas cada vez mais caras, e muitas vezes ineficientes, a Terapia Integrativa se utiliza de métodos manuais, naturais e eficientes para intervir no quadro de seus pacientes, como ajustes na dieta e reeducação de hábitos do cotidiano.
Enxergamos nossos pacientes como um ser completo, envolvendo corpo, mente e alma. O tratamento considera como fatores importantes todos os aspectos da vida: emocional, profissional, social, fisiológico e espiritual. Nossa ação é pautada na transdisciplinaridade com o intuito de promover uma vida mais equilibrada, diminuindo ou dissipando as desarmonias existentes no indivíduo.
A consulta tem como objetivo colocar o paciente de volta no controle de sua própria vida, responsabilizando-o pelas tomadas de decisões e caminhos escolhidos. Mais do que tomar pílulas prescritas, cada um de nós precisamos optar em como iremos viver nossas vidas, como movimentaremos nossos corpos e como nos alimentaremos.