Acupuntura

Terapia milenar que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo

Medicina Tradicional Chinesa

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e a Acupuntura fornecem informações sobre a situação física e energética do indivíduo, possibilitando tratar não somente os sintomas, mas a raiz que originou o problema.

A função da MTC é proporcionar um equilíbrio entre as pessoas e o meio, entre corpo e mente, de forma a garantir a saúde e o bem-estar.

A MTC entende o ser humano como um microcosmo ligado ao Universo e sujeito a suas forças. Reconhece o corpo humano como uma entidade orgânica em que os órgãos, embora tenham funções diferentes, dependem uns dos outros. Assim, todo fenômeno do Universo – estações do ano, sons, sabores etc. – têm influência sobre o corpo e a mente.

A Medicina Chinesa é considerada uma das mais antigas formas de Medicina Oriental. Foram encontradas inscrições em ossos e carapaças de tartarugas no período das dinastias Yin e Shang, há 3 mil anos, que correspondiam a registos sobre cuidados medicinais, sanitários e a descrição de doenças.

A MTC tem por fundamento uma estrutura teórica sistemática e abrangente, de natureza filosófica, e reconhece as leis fundamentais que governam o funcionamento do organismo humano e sua interação com o ambiente segundo os ciclos da natureza, além da concepção de Yin-Yang, da teoria dos cinco elementos e do sistema de circulação da energia pelos meridianos do corpo humano – princípios esses que foram refinados ao longo dos séculos.

O diagnóstico da Medicina Chinesa considera qualquer sintoma por mais simples que pareça como um dado muito eficaz para entender o que está acontecendo com a pessoa. Ele acontece por meio de ações como observar, ouvir, cheirar, perguntar e tocar, com atenção especial para a língua e o exame do pulso.

A acupuntura – uma ferramenta dentro da MTC – é uma terapia milenar que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover saúde. A inserção das agulhas de acupuntura estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos outros tecidos, enviando mensagens até o cérebro e desencadeando diferentes efeitos no corpo.

A OMS reconhece na MTC características singulares que não são partilhadas com qualquer outro sistema médico, notadamente as concepções filosóficas e energéticas que lhe dão sustentação e a possibilidade de integração com os métodos de validação da ciência moderna.

TOP