Psicoterapia

Integrando aspectos do inconsciente à consciência.

A linha psicoterapêutica praticada por Helio Borges é baseada nas ideias de Carl G. Jung, também conhecida como Psicologia Analítica. Tem como característica principal integrar aspectos inconscientes à consciência, com o objetivo de proporcionar equilíbrio e bem-estar ao indivíduo, ajudando o paciente a viver de acordo com o que ele realmente é, resgatando a sua essência.

Durante as sessões, o terapeuta deixa o paciente falar livremente, mas sempre realiza intervenções com o objetivo de orientar e não deixá-lo desviar do foco do seu discurso. Isso pode acontecer quando os mecanismos de defesa do inconsciente, como a repressão a determinados pensamentos, entram em ação.

Jung acreditava que ambos, paciente e terapeuta, por meio do processo terapêutico, influenciavam um ao outro, de modo a aprenderem juntos na busca por seus inconscientes.

O método de terapia junguiana busca entender simbolicamente as situações que o paciente expõe durante as sessões. A compreensão precisa ser feita de forma profunda e além dos significados óbvios. Não possui uma forma linear de pensamento ou faz uso de métodos estruturados, acredita na condução das sessões de forma mais natural e de acordo com as necessidades psíquicas do paciente.

Objetiva iluminar as áreas obscuras da nossa psique e favorecer a autorrealização. É a arte de uma psicologia profunda, na qual, graças a uma relação dialética e íntima entre terapeuta e paciente, é possível unir as partes conscientes com as inconscientes para dar forma a um Eu mais genuíno e a um autêntico equilíbrio emocional.

TOP