KEFIR: uma bebida e suas mil e uma propriedades

Kefir é uma bebida tradicional do Oriente Médio utilizada há séculos na Europa e Asia como medicina popular devido aos incontáveis benefícios e por ser considerada  uma importante coadjuvante na cura de muitas doenças.Esta bebida cheia de nutrientes e probióticos contém a chave para ajudar a melhorar muitos problemas de saúde relacionados com o sistema digestivo e imunológico.

Kefir de leite e Kefir de água

Existem dois tipos de Kefir:  leite e água.
O Kefir é uma colônia de microorganismos que se une em pequenos “grãos”. Esses grãos na realidade são uma combinação de bactérias e leveduras que interagem com qualquer fonte de leite, como cabra, ovelha, vaca, ou a partir da sacarose (açúcar de cozinha), ou de frutose (açúcar das frutas). O kefir de água também pode se alimentar de leite vegetal como o coco, a soja e o arroz.

Se for escolher, opte pelos dois, porque cada um deles tem uma maneira diferente e eficaz de atuar no organismo.

Principais benefícios do Kefir

Os benefícios do kefir são tão numerosos que renderiam um livro, mas me proponho aqui a apenas aguçar a sua curiosidade descrevendo alguns deles:

Aumenta a imunidade:

O kefir contém muitos compostos e nutrientes, que ajudam a impulsionar o sistema imunológico e proteger as células. Ele ajuda na defesa contra bactérias nocivas, como salmonela e E. coli., além de auxiliar no combate da candidíase. Possui a capacidade de reduzir o colesterol e a pressão sanguínea. Reforça os ossos por meio de seus  compostos bioativos que ajudam a absorver o cálcio no corpo e impedir a degeneração óssea.
Ajuda no combate ao câncer: Tem a propriedade de retardar o crescimento de tumores iniciais e suas conversões enzimáticas de não carcinogênico para cancerígeno. Um teste in vitro realizado pela Escola de Dietética e Nutrição Humana no MacDonald Campus da Universidade McGill, no Canadá, mostrou que o kefir reduziu as células do câncer de mama em 56%.
Suporta a  digestão e combate a síndrome do intestino irritável: Beber kefir, carregado com probióticos, também pode ser um importante restaurador do intestino depois de tomar antibióticos. Os compostos probióticos ajudam a restaurar a flora perdida sendo eficazes contra a diarreia disruptiva e outros efeitos colaterais gastrointestinais causados ​​por esses tipos de medicamentos.

Como adquirir o Kefir?

Por incrível que pareça a cultura do Kefir não é comercializada, mas você pode obtê-la pelo sistema de doação.  Se você conhece alguém que já faz uso do Kefir já está no bom caminho para conseguir o seu. A internet também é uma boa opção, basta digitar Kefir e o nome de sua cidade e descobrirá uma infinidade de pessoas prontas a fazer a doação.

Como preparar seu Kefir:

No vídeo abaixo você encontrará uma infinidade de informações sobre o Kefir: O que é? Pra que serve? Como utilizá-lo? Como armazená-lo? Não deixe de ver!