A relação dos órgãos e o sol segundo a Medicina Chinesa

Todos os seres vivos possuem um ciclo de descanso e atividades relacionados a movimentação solar durante o período de 24 horas. O relógio biológico, ou relógio cósmico, na Medicina Chinesa é um mecanismo interno do nosso corpo que é regido pela sequência de horas do dia. Dentro deste ciclo acontece a circulação energética, onde cada órgão tem um determinado período de pico de funcionamento, embora exista um fluxo constante em todos os doze meridianos, onde a energia (Qi) penetra e circula com maior abundância. De modo geral, a cada 2 horas a energia vital concentra-se num meridiano determinado

medicina chinesa

O ciclo energético inicia-se no Meridiano do Pulmão, passando depois ao Meridiano do Intestino Grosso, em seguida ao do Estômago, do Baço-pâncreas, do Coração, do Intestino Delgado, da Bexiga, dos Rins, ao Meridiano de CirculaçãoSexualidade, ao Triplo Aquecedor, ao da Vesícula Biliar, e por último ao do Fígado. Então, volta ao Meridiano do Pulmão, fechando o círculo e iniciando outro no mesmo instante.

O conhecimento deste ciclo biológico permite a melhor utilização de técnicas terapêuticas, como a acupuntura, mais também nos permite verificar o bom funcionamento dos nossos órgãos. Um distúrbio ou uma dor que apareça com frequência na mesma hora em que a energia é máxima no meridiano de um determinado órgão, fornece informações valiosas para um especialista entender o funcionamento do seu corpo bem como montar diagnósticos mais assertivos que auxiliem em tratamentos mais eficazes.

Por exemplo, o melhor horário para evacuação seria no horário do Meridiano do Intestino Grosso que vai das 5:00 às 07:00, caso haja atraso ou anteceda esse horário pode ser um sinal de um desajuste metabólico. Outro exemplo, horário ideal para se tomar café da manhã seria no horário do estomago, que vai das 7:00 às 9:00, caso não tenha fome neste período, pode indicar um problema no sistema digestivo.

Veja aqui um breve resumo dos órgãos em relação ao seu horário específico:

3:00 às 05:00 – Pulmão

Segunda a Medicina Chinesa é o primeiro órgão a se “levantar”. Os pulmões iniciam a entrada de energia (Qi) pela inspiração, num movimento descendente, já a expiração dispersa o ar impuro por um movimento ascendente. São responsáveis por mover e ajustar os canais de água. Eles movem a água da mesma forma que movimentam o Qi. Com o movimento descendente liquefazem o vapor de água encaminhando o para os rins. No movimento ascendente fazem o vapor circular e penetrar no corpo pelos poros da pele.

5:00 às 7:00 – Intestino Grosso

É para o intestino grosso que se dirigem os alimentos não digeríveis pelo organismo, conhecidos como “dejetos inúteis”, esses dejetos contêm nutrientes que são digeridos e absorvidos pela flora bacteriana, também presente nesses dejetos está a água que será absorvida e reaproveitada. Responsável por assimilar o essencial e descartar o inútil. Sem esvaziar os intestinos não podemos viver, ficamos “enfezados“. Defecar mantém a ordem e o ritmo de muitas outras funções do organismo. Melhor horário para se tomar água morna!

7:00 às 9:00 – Estômago

medicina chinesa

Na tradição da medicina chinesa, o estômago recebe e amadurece o alimento e os fluidos ingeridos, separa a parte pura que seguirá para o baço tornando-se matéria prima para o sangue e para o Qi, já a parte impura seguirá ao intestino delgado onde sofrerá mais uma seleção. A energia do estômago é responsável por mover a comida para baixo. Nesta hora do dia, quando a energia do estômago está ao máximo, deve-se fazer um abundante café da manhã.

9:00 às 11:00 – Baço/Pâncreas

Principal órgão da digestão na visão da medicina chinesa, extrai da comida e dos fluidos a parte que se destina a formação do Qi (energia). Se estiver deficiente você encontra sangue nas fezes, na urina, no vômito, provavelmente terá problemas musculares como espasmos ou fraqueza.

11:00 às 13:00 – Coração

Responsável por aquecer nosso corpo, comanda ou governa nosso sangue e todos os vasos sanguíneos. Esta é faixa horária do coração na qual deve ser evitado todo tipo de estresse físico, pois, é o período em que o corpo expulsa calor.

13:00 às 15:00 – Intestino Delgado

Principal período de assimilação dos alimentos, portanto é o melhor horário para almoçar! O intestino delgado é quem separa o puro do impuro dos alimentos que ingerimos, o puro é extraído e enviado ao baço, o impuro, mais sólido segue em direção ao intestino grosso onde será eliminado em forma de fezes; já o impuro mais líquido segue em direção aos rins onde será eliminado em forma de urina para a bexiga e para o meio externo do corpo

15:00 às 17:00 – Bexiga

medicina chinesa

A bexiga é a víscera do elemento Água, faz par com o órgão rim, no famoso caminho das águas, e participa do controle hídrico de nosso corpo e eliminação de toxidades.

17:00 às 19:00 – Rins

Responsáveis por armazenar o Jing, a essência ou energia ancestral, aquela que é passada por nossos pais. O Jing é a substância mais diretamente associada a vida, considerada como a fonte da vida e do desenvolvimento individual. São os rins os governantes de todos os processos da água em nosso organismo.

19:00 às 21:00 – Pericárdio

O pericárdio está intimamente relacionado com o coração (anatomicamente é a membrana serosa que o protege), este é o momento ideal para fazer uma prática que ajuda a relaxar e induzir o sono, como a meditação, uma atividade física leve, leitura, etc. À noite deve-se comer pouco.

21:00 às 23:00 – Triplo Aquecedor

Na medicina chinesa o triplo aquecedor não é considerado um órgão, mas sim um sistema que possui uma função integradora ligada aos aspectos do sistema endócrino, como a regulação da atividade orgânica, processos de assimilação, distribuição e expulsão dos alimentos. Para melhor funcionamento deste sistema devemos dormir neste período.

23:00 às 01:00 – Vesícula Biliar

O órgão além de estocar a bile possui forte influência na harmonização de todas as ações do ser humano em relação à vida. Para fazer tais funções, é necessário estar adormecido neste período.

01:00 às 3:00 – Fígado

Seu corpo está se desintoxicando dos excessos: álcool, produtos químicos de comidas industrializadas, excesso de medicamentos e má alimentação. O caso da insônia sempre nesse horário, mostra indícios de que o fígado está trabalhando fortemente em sua capacidade desintoxicante

Conclusão

Sendo assim, a luz é o principal ativador do relógio biológico, durante o dia ficamos em estágio de vigília e a noite entramos em repouso. Para gozar de uma boa saúde é fundamental que o nosso relógio biológico permaneça sincronizado. Ao ficar acordado e exposto a luz artificial á noite, nosso corpo é forçado a se adequar a um novo ciclo biológico, o que raramente acontece! Para não ocorrer distúrbios das funções biológicas, evite mudanças que afetem o relógio biológico.

Para mais informações e dicas a nossa página no Instagram @terapeutahb

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: