A grande maioria das pessoas estão sobrecarregados com prazos e obrigações, alimentação errada, trânsito e trabalho repetitivo. O estabelecimento de rotinas que cuidem do nosso corpo são, cada vez mais, um desafio ao homem moderno.

Confira abaixo 5 maneiras de influenciar positivamente a sua vida, lhe dando mais energia e rendimento no seu dia:

1. Quebre o jejum com água 

O corpo desempenha muitas funções enquanto dormimos, entre as principais funções esta a desintoxicação. Quando estamos inativos o corpo aproveita para fazer uma faxina e se livrar de toxinas.

Ao tomarmos água, ou suas variantes chá/água com limão, o corpo se hidrata e ainda possui o meio aquoso necessário para colocar as toxinas para fora do corpo. Espere 30 minutos, no mínimo, e se alimente.

2. Principal alimentação do dia: Café da manhã 

Nunca pule essa refeição, entre a última alimentação e a primeira (café da manhã) há um longo período de jejum, sem contar que o corpo continua a desempenhar suas funções básicas como respirar, ritmo cardíaco, circulação sanguínea entre outros. Devido a isso é necessário prover energia necessária para o corpo se restabelecer e continuar trabalhando adequadamente. Lembrando sempre,  é o primeiro alimento que cai no seu organismo que vai dar o tom de funcionamento do seu metabolismo, ou seja, quanto mais eficaz seu metabolismo trabalhar menos gordura se depositara no seu corpo.

Um café da manha precisa ter um valor nutritivo alto e se possível fugir de carnes, pães e bebidas acidificantes (como suco de laranja e café). Invista em frutas com índice glicêmico baixo, fibras de cereais, ovos e gordura vegetal.

Alimentação

3. Uma alimentação com menos carnes

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), uma alimetação com consumo de carnes vermelhas como as de boi, porco, cordeiro, entre outras s em excesso podem aumentar as chances de desenvolvimento de células cancerígenas, principalmente no intestino (colon e reto). Mesmo as carnes sendo uma fonte importante de proteínas, ferro, zinco e vitamina B o consumo exagerado desses alimentos podem gerar disfunções no nosso corpo pois vem acompanhada de muita gordura saturada o que dispara processos inflamatórios. O INCA sugere um consumo semanal de 500 gramas de carne vermelha, o que daria em torno de um bife pequeno de 70 gramas por dia, as carnes brancas como as de peixe e frango podem ser até 100gr/dia mas também devem ser moderadas.

4. Durma antes das 23:00

Um estudo recente publicado pela revista Sleep avaliou pessoas que dormiam antes das 23:00 e pessoas que dormiam de madrugada (entre 1:00/2:00). O estudo apresentou diferenças cognitivas importantes entre os dois casos, pessoas que dormiam antes das 23:00 possuem um raciocínio mais rápido e uma disposição maior durante o dia, em contrapartida as que iam dormir de madrugada apresentavam um menor desempenho durante a manhã, menor conectividade cerebral em regiões ligadas à consciência e aumento da sonolência diurna.

5. Faça exercícios físicos 

A vida moderna impõe longos e exaustivos trabalhos intelectuais, não dando espaço para o corpo se movimentar adequadamente ou ter uma alimentação saudável. O sedentarismo é apontado em diversos estudos como um dos principais fatores que acometem a nossa saúde. O exercício físico é uma excelente ferramenta para quem almeja saúde, entre os principais benefícios dessas atividades estão: aumento do ritmo do metabolismo, previne doenças e auxiliam no cuidado de doenças já instaladas como as de diabetes e as do coração, ajudam a manter uma boa postura, fortalece a musculatura prevenindo o acúmulo de gorduras, combate o stress e a ansiedade.

Conclusão

Incluindo essas pequenas mudanças na sua vida é possível alcançar grandes ganhos tanto na saúde como no bom humor, além de prevenir doenças.


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