Você acha que está livre de bactérias, gorduras e etc quando limpa a sua casa e deixa tudo cheiroso? Na verdade está transformando a sua casa em um depósito de substâncias tóxicas. Os produtos encontrados nos supermercados, mesmo os apresentados como biodegradáveis, são produzidos com matérias primas sintéticas à base de petróleo, altamente tóxicos e que podem ter efeitos nada saudáveis para você e sua família.

Alguns vilões podem ser encontrados nos produtos mais inocentes.

Abaixo apresentamos os químicos mais comuns:

Amônia
Encontrada em uma variedade de produtos de limpeza doméstica – cozinha, banheiro, piso, forno, vidro e polidores. Se o produto tiver pelo menos 5% de amônia, ele deve ser rotulado como venenoso. A exposição a curto prazo à amônia pode irritar, queimar e até mesmo danificar os olhos e a pele. A amônia é irritante para o trato respiratório e provoca tosse, chiado e falta de ar.

Hidróxido de sódio (soda cáustica)
Químico muito usado em limpadores de drenos e fornos, possui ação corrosiva e pode causar forte irritação  na pele e nos olhos.

Metanol (formaldeído) e Formol
A exposição ao formaldeído tem demonstrado causar câncer em animais de testes de laboratório. A exposição a quantidades relativamente elevadas de formaldeído em ambientes médicos e ocupacionais tem sido associada a alguns tipos de câncer em humanos, mas o efeito da exposição a pequenas quantidades ainda é incerto (American Cancer Society)

Fosfato
É eficaz no auxílio à limpeza, mas atua nos mananciais como adubo para plantas aquáticas e algas, o que esgota o oxigênio da água.

Tensoativo
Presente nos detergentes, é responsável pela remoção da sujeira. Por lei, deve ser biodegradável, mas continua sendo derivado do petróleo.

Fragrâncias e corantes
São derivados de petróleo, ou seja, sintéticos, que causam alergias e poluem o meio ambiente.

Ftalatos
Comumente encontrados em purificadores de ar. Eles também existem em vinil, vernizes para madeira e lacas. Confundidos com  “perfume” de purificadores de ar, os ftalatos estão associados à ocorrência de problemas reprodutivos em animais silvestres  testados em laboratórios. Em humanos os efeitos foram: surgimento de câncer de mama, desregulação hormonaldiminuição da fertilidade masculina.

Éteres glicólicos
Muito utilizados como solventes de tintas e em produtos de limpeza, têm sido associados, entre outros problemas de saúde, com a redução na contagem de esperma em pintores. A exposição a estes produtos químicos também tem sido associada a asma e alergias em crianças. (Livescience)

Compostos orgânicos voláteis (COV’s):
Encontrados em produtos que deixam a casa perfumada  e em detergentes. Estas substâncias nocivas contribuem para a poluição do ar e estão associadas à asma e câncer.

Bórax
O bórax, também conhecido como borato de sódio, é utilizado, com frequência, na formulação de sabões para lavar roupa ou para a limpeza geral da casa. Estudos científicos revelaram que a exposição prolongada à essa substância tem efeitos negativos sobre a libido e a reprodução.

Mas para não deixar você na mão procurei alguns sites bacanas com receitas e dicas para fazer seus próprios produtos de limpeza ecológicos e livres de substâncias tóxicas.

A família e a natureza agradecem!

https://www.greenme.com.br/morar/faca-voce-mesmo/6308-como-limpar-casa-10-truques-simples-e-naturais

http://thegreenestpost.com/15-receitas-de-produtos-de-limpeza-ecologicos-para-fazer-em-casa/

https://www.ecycle.com.br/component/content/article/67/1835-conheca-sete-ingredientes-simples-que-formam-potentes-produtos-de-limpeza-caseiros.html

Veja outros assuntos:

Suco verde – herói ou vilão?

Como cuidar do kefir

O perigo dos metais pesados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: