Você sabia que as bactérias podem ser um importante aliado da sua saúde?
Nem todas são “amigas” mas quando estão desse lado elas são maravilhosas. E os probióticos estão nessa categoria. 
A origem da palavra já diz muito do que devemos esperar dessas bactérias: 
Pro
A favor 
Bio 

da vida 
Probióticos são microrganismos vivos (na maioria dos casos, bactérias) semelhantes aos microrganismos benéficos encontrados no intestino humano.  Quando pensamos em bactérias, logo imaginamos como grandes vilãs do nosso organismo, no entanto, bactérias probióticas ajudam o corpo a funcionar adequadamente. Elas revestem o trato digestivo, ajudam o organismo a absorver nutrientes e pasmem, a combater infecções.

Os probióticos estão em nossos sistemas desde o momento em que nascemos. Quando um recém-nascido está no canal de parto da mãe durante o parto, o bebê é exposto pela primeira vez às bactérias de sua mãe (no caso de Cesária esse processo não ocorre). Este evento inicia uma cadeia de outos eventos dentro do trato gastrointestinal do bebê que começa a produzir “boas” bactérias.
Nosso corpo contém aproximadamente o mesmo número de moléculas de bactérias intestinais e de células para o resto do corpo.  Não é de se admirar que o intestino seja tão importante para a nossa saúde.
Até bem pouco tempo, quando nossos avós eram crianças, as dietas alimentares eram ricas em probióticos porque os alimentos eram frescos, de boa terra e usava-se o processo da fermentação para evitar que eles estragassem. Hoje, por causa das práticas de refrigeração e agrícolas, os alimentos contêm pouco ou nenhum probiótico. Na verdade, muitos alimentos contêm antibióticos que matam as boas bactérias em nosso organismo.

O uso de probióticos é uma das soluções naturais mais pesquisadas para a saúde intestinal. E cientistas e médicos observaram que os benefícios dessas bactérias se estendem para todo o organismo.

Os probióticos têm se mostrado eficazes no apoio à função imunológica, reduzindo a inflamação e promovendo a digestão saudável.

Os verdadeiros vilões

Vários hábitos e alimentos podem levar a problemas com a qualidade das bactérias intestinais. Mesmo se você tomar suplementos probióticos todos os dias,  não conseguirá manter uma flora intestinal saudável para esses microorganismos se insistir em manter em sua dieta e em sua vida cotidiana  itens da lista abaixo:

• Açúcar
• Glúten Inflamatório
• Álcool (exceto vinho tinto)
• Fumar
• Medicamentos
• Uso excessivo de antibióticos de prescrição
• Saneamento excessivo
• Falta de exercício
• Hábitos de sono ruins
• Estresse emocional

Mas nem tudo está perdido, ao consumir certos tipos de alimentos e suplementos probióticos (muitas vezes em forma de cápsulas), você pode ajudar a restabelecer o equilíbrio do seu corpo.

Principais fontes de probióticos

• Iogurte caseiro
• Kefir
• Chucrute
• Missô
• Picles
• Chá de kombucha
• Natto

Mas se você é do tipo que prefere tomar em cápsulas fique atento aos rótulos dos suplementos probióticos. Procure aqueles que contém em sua formulação as seguintes bactérias

  • Bifidobacterium bifidum
  • Bifidobacterium longum
  • Bifidobacterium breve
  • Bifidobacterium infantis
  • Lactobacillus casei
  • Lactobacillus acidophilus
  • Lactobacillus bulgaricus
  • Lactobacillus brevis
  • Lactobacillus rhamnosus
  • Bacillus subtilis
  • Bacillus coagulans
  • Saccharomyces boulardii

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